Com base em relatórios de coleta de evidências, o Ministério Público de Goiás (MPGO) expediu recomendações aos prefeitos de Iporá, Naçoitan Leite, e de Jaupaci, Laerte Dourado dos Santos, visando coibir publicações de conteúdo de promoção pessoal em perfis, redes sociais institucionais e de sites de notícias.
Os documentos, expedidos pelo promotor de Justiça Wessel
Teles de Oliveira, em substituição na 3ª Promotoria da comarca de Iporá, são direcionados ainda “aos (às) demais servidores (as)” do Poder Executivo dos dois municípios.
As recomendações feitas são no sentido de que os prefeitos e servidoras (es) “se abstenham de divulgar ou continuar a divulgar em seu perfil pessoal do Instagram, bem como em redes sociais institucionais ou perfis de notícias (Oeste Goiano, Iporá Notícias e portais semelhantes), publicações que contenham textos, fotografias, áudios e vídeos que façam referência à sua pessoa ou que demonstrem qualquer tendência à propaganda autopromocional, com o uso indiscriminado de bens e serviços públicos”.
A orientação restritiva inclui ainda a não divulgação com caráter promocional de eventos subsidiados ou apoiados pelas prefeituras de lporá e de Jaupaci.
O promotor também recomendou aos dois prefeitos que seja realizada a desvinculação de colaboração de postagens institucionais com as páginas pessoais de administradores públicos em redes sociais no prazo de 48 horas.